Que tipos de alergias existem

Segundo o lugar onde ocorre a reação inflamatória, teremos as diferentes doenças alérgicas.

Se a reação for na pele, Se a reação for na dermatite atópica. Também pode surgir urticária, que se caracteriza pelo aparecimento de bolhas na pele, também com ardor. Por vezes, pode ser acompanhada de inchaço dos lábios e das pálpebras e recebe o nome de angioedema.

Se a reação for no nariz, teremos uma rinite, que se manifesta com ardor, obstrução nasal, aguadilha e espirros. Na maioria dos casos, também afeta os olhos produzindo conjuntivite com ardor e vermelhidão dos olhos e lacrimejo. A rinite que aparece exclusivamente na primavera-verão denomina-se sazonal em contraste com a perene que é a que causa sintomas todo o ano.

Quando a reação alérgica ocorre nos brônquios, estes estreitam, é dificultada a passagem do ar que, ao passar, produz um ruído característico que são os sibilos, ao mesmo tempo que o doente tem dificuldade em respirar (dispneia), tosse e pressão no peito, sendo estes sintomas de asma alérgica. A maior parte das vezes, os doentes com asma têm também rinite.

Quando o doente tem alergia a um alimento, ao ingeri-lo ocorre uma inflamação no seu aparelho gastrointestinal: astroenterite, que pode condicionar o aparecimento de dor abdominal, vómitos e diarreia. Ao mesmo tempo, como consequência da absorção do alimento em questão, pode surgir urticária.

Existem casos especialmente graves em que existe uma libertação massiva de substâncias inflamatórias em todo o organismo e o indivíduo desenvolve uma reação global que denominamos ANAFILAXIA.

Alguns sintomas de anafilaxia são: sensação de calor, vermelhidão, formigueiro na boca ou uma erupção de urticária com ardor. Outros sintomas podem ser sensação de enjoo, dispneia, pressão na garganta, ansiedade, dor/cãibras, e/ou vómitos e diarreia.

Se a anafilaxia causar um compromisso do coração e do sistema circulatório, conduzindo a um quadro de tensão muito baixa com perda de consciência e choque, estaríamos perante um choque anafilático.

A anafilaxia é especialmente frequente nas pessoas alérgicas a veneno de abelha ou vespa quando são picadas pelo inseto. Também é uma manifestação mais frequente nas alergias a medicamentos e látex.

Rinite, conjuntivite, asma, dermatite atópica, eczema, urticária são as doenças alérgicas mais comuns. Os sintomas mais característicos das reações alérgicas são: ardor nasal, lacrimejo, conjuntivite, espirros, gotejamento e obstrução nasal, tosse, dificuldade em respirar, pele vermelha e inchaço.

Lamentamos mas este Formulário não está Publicado.