O que é a alergia

As doenças alérgicas são consequência de uma reação do nosso sistema imunológico, perante uma substância que este considera como algo estranho. Este sistema desempenha um papel de defesa perante possíveis microrganismos ou substâncias que nos possam causar doenças.

Quando existe uma alergia, o sistema imunitário atua contra uma substância, normalmente inócua, considerando-a como algo estranho, e desenvolve contra ela uma reação inflamatória com características especiais.

A substância que inicia a reação é normalmente uma proteína e denomina-se alergénio; contra ela, o organismo fabrica outra proteína denominada alergénio; contra ela, o organismo fabrica outra proteína denominada anticorpo. Os anticorpos pertencem a um grupo especial de proteínas que se chamam Imunoglobulinas

Os anticorpos encarregados de neutralizar os alergénios pertencem a uma classe de imunoglobulinas, que é a Imunoglobulina E, também designada por IgE.

Num primeiro contacto com o alergénio, o organismo fabrica IgE contra o mesmo - é o que se denomina sensibilização. A partir daqui, qualquer exposição posterior ao alergénio vai, geralmente, causar sintomas característicos das reações alérgicas.

A IgE formada no processo de sensibilização viaja pelo organismo e fixa-se em determinadas células: mastócitos , basófilos. Quando há outros contactos com o alergénio, estas células partem-se e libertam uma série de substâncias mediadoras da inflamação, sendo a mais conhecida a histamina, responsáveis pela reação alérgica inflamatória, cujos sintomas podem ser rinite, conjuntivite, urticária, asma, etc.

Cada tipo de IgE é dirigido a um determinado alergénio, ou seja, são específicos, de tal maneira que uma pessoa que apenas fabrique IgE contra o pelo de gato não será alérgica a outras substâncias. Diz-se que estes doentes estão monossensibilizados, á que apenas estão sensibilizados a um único alergénio.

Em contraste com o anterior, existem pessoas que fabricam IgE contra vários alergénios e estas são denominadas polissensibilizadas..

Não se conhece o processo pelo qual uma pessoa se torna alérgica e outra não, mas sabe-se que quem tem antecedentes familiares é mais propenso a padecer de doenças alérgicas.

Alergia é uma reação inflamatória exagerada do sistema imunitário ao contacto com uma substância que o organismo considera como algo estranho.

Lamentamos mas este Formulário não está Publicado.