O que é a imunoterapia e como se administra
A imunoterapia, também conhecida como vacinas para a alergia, consiste na administração de doses progressivamente crescentes do alergénio ao qual o doente está sensibilizado, tentando conseguir uma estimulação da imunidade e que o doente tolere uma exposição natural.
É realizada com o que se denomina extrato alergénico que se obtém a partir da fonte natural do alergénio: pólen, ácaros etc.
Foi comprovado que tem um efeito preventivo sobre o aparecimento de novas sensibilizações a alergénios e sobre a possibilidade de a doença progredir, de padecer apenas de rinite sem complicação com asma.
Pode ser realizada por via subcutânea, injetável ou por via sublingual.
Está indicada para a rinite e a asma, assim como para a alergia à picada de abelha ou vespa. Desta forma, é possível tratar a alergia a pólenes, ácaros, epitélios de animais e fungos.
Normalmente, não está indicada para a alergia a alimentos. Neste caso, a melhor opção terapêutica continua a ser a evitação. No entanto, em alguns casos, pode definir-se um tratamento através da indução de tolerância oral a determinados alimentos, como leite ou ovo.
imunoterapia é composta por duas fases: fase de iniciação e fase de manutenção . Na fase de iniciação, são administradas doses progressivamente crescentes do extrato de alergénio com uma frequência semanal, até alcançar uma dose eficaz que produza uma estimulação do sistema imunológico sem produzir sintomas de alergia. A partir daqui, entra-se na fase de manutenção, na qual esta dose é administrada a cada 4 semanas, durante um período de 3 a 5 anos.
Atualmente, existem produtos que permitem encurtar bastante a fase de início e alcançar a dose de manutenção num dia, sendo necessárias unicamente injeções mensais e, assim, tratamentos muito mais cómodos para o doente.
Os efeitos benéficos sobre os sintomas podem surgir a partir dos três meses de tratamento, mas o mais habitual é que se notem quando passado mais alguns meses, na fase de manutenção.
As vacinas da alergia, ou imunoterapia, são o único tratamento que trata as causas da doença alérgica.