A Diater está a trabalhar em diferentes linhas de I+D, no campo do diagnóstico, tanto in vivo como in vitro, e no tratamento da doença alérgica, entre as quais se destacam as seguintes:
Diagnóstico da alergia a betalactâmicos (DAP®)
O DAP® é o primeiro diagnóstico mundial de hipersensibilidade a antibióticos betalactâmicos. Esta linha de investigação incorpora progressivamente mais produtos no pipeline para o diagnóstico de alergia a medicamentos.
VHC-Core
Diagnóstico serológico de alta sensibilidade de anticorpos face ao vírus da hepatite C (VHC). Permitirá o diagnóstico de uma maior percentagem de doentes com infeção por VHC, oferecendo uma sensibilidade superior à de outros testes de diagnóstico serológico disponíveis atualmente.
Alergénios purificados para diagnóstico e tratamento.
Alt a 1 é o primeiro alergénio maior purificado do fungo Alternaria alternata que reconhece mais de 90% das imunoglobulinas E específicas do fungo. Esta tecnologia de purificação de alergénios maiores encontra-se em desenvolvimento para outros alergénios. O uso de alergénios maiores purificados em forma nativa aumenta a sensibilidade e a especificidade do diagnóstico, assim como a eficácia e segurança da imunoterapia específica em comparação com o extrato alergénico completo do fungo.
Novos tratamentos para a alergia respiratória.
TCom o objetivo de colocar à disposição de médicos e doentes tratamentos mais cómodos e eficazes, a Diater tem atualmente em curso uma linha de investigação que tem como finalidade o estudo de novas formas de administração e novos tipos de extratos mais seguros e eficazes, que poderão permitir reduzir o número de doses e a duração do tratamento atual, com o consequente aumento da comodidade para o doente.